Isso mesmo, precisamos falar sobre menstruação sustentável, essa é uma nova consciência que nós mulheres precisamos refletir.

Você sabia que cada mulher descarta em média 4000 absorventes ao longo da vida. Este número pode aumentar dependendo da mulher e eles demoram em torno de 100 anos para se decompor, percebeu o tamanho do impacto ao meio ambiente?

Falar sobre menstruação ainda é tabu na nossa sociedade. O sangue feminino ainda é considerado sujo e impuro, inclusive por muitas mulheres. Desde a nossa primeira menstruação não nos foi ensinado que o sangue que sai de nós é o sangue da vida e isso é absolutamente normal.

Mas os ABSORVENTES DESCARTÁVEIS SÃO RUINS PARA A SAÚDE DA VAGINA?

De acordo com a Bel Saide médica ginecologista em seu blog sobre Ginecologia Natural, ela diz que os absorventes são ruins para o que chamamos de saúde menstrual, ou higiene menstrual. E são ruins para a saúde do planeta!

Tanto os absorventes externos quanto os internos, não são feitos apenas de algodão, existem outras substâncias como gel de poliacrilato, rayon, poliéster, polietileno, polipropileno,celulose e fibras.

O Poliéster, Polipropileno e Polietileno são feitos a partir de petróleo, água, ar, álcool e ácido, e liberam um tipo de gás irritante da mucosa vaginal. Revestem os absorventes tornando-os ultra absorventes, não permitido a passagem do ar e, tornando o local abafado, quente e úmido, o que propicia a proliferação de fungos e bactérias, responsáveis pelo mau cheiro na menstruação, isso mesmo, o cheiro vem dessas substâncias do absorvente e não do nosso sangue.

O Rayon e o gel de Poliacrilato tem características abrasivas, que além causarem irritação podem aumentar a incidência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), devido a pequenos cortes e úlceras que facilitam a entrada dos germes.

Sabemos que existem vários casos comprovados de Síndrome do Choque Tóxico causada pelo uso de absorventes internos. Síndrome do Choque Tóxico é uma reação que ocorre a partir de Stafilococcos, uma bactéria muito comum presente na flora natural de nosso organismo, mas que em determinadas circunstâncias produz uma toxina que causa um mal estar grande e repentino (dor, tontura, febre, vômitos, queda de pressão) que pode levar à morte. Estudos correlacionam essa questão ao uso dos absorventes internos por conterem o Rayon,  que permite seu uso de forma prolongada e causa toxidade. (clique aqui para saber mais http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/3989-absorventes-intimo-interno-externo-feminino-menstrual-diario-noturno-impactos-residuos-persistem-meio-ambiente-saude-mulher-infeccoes-sindrome-choque-toxico-alternativas-coletor-reutilizado-soft-tampom-absorvente-biodegradaveis.html)

Outra substância cuja presença na composição dos absorventes é controversa é a Dioxina. Dioxina é um poluente orgânico, subproduto dos processos industriais que utilizam cloro. Ela faria a parte do branqueamento dos absorventes, estando presente na produção da polpa de papel e do Rayon. Estudos apontam a relação das Dioxinas com proliferação endometrial, endometriose, cânceres diversos e alterações hormonais, podendo causar aumento do fluxo menstrual.

Sim, ela está presente em muitas outras coisas que utilizamos por aí, e se livrar do tanto de substâncias tóxicas a que somos expostos diariamente nesse mundo é praticamente uma utopia.  Mas, estamos falando da nossa vulva, vagina, mucosa fina e delicada, ultra absorvente e sensível. Se pudermos preservar pelo menos ela, já que temos essa opção, muita coisa pode mudar em nossa saúde ginecológica.

SAÚDE MENSTRUAL

A saúde menstrual é um dos principais determinantes da saúde ginecológica. Ela inclui os cuidados que temos com nossa menstruação.

Tomarmos banho quando estamos menstruadas (não é óbvio pra todo mundo), usarmos roupas que permitam arejar, não apertadas na barriga, repousar, são alguns exemplos de cuidados da chamada “higiene menstrual”, mas não são regras – imagina, a essa altura alguém vir dizer o que pode e o que não pode fazer menstruada.

De uma forma geral eu diria para buscar não se forçar a fazer atividades, sejam físicas ou mentais, que não estiver se sentindo bem para fazer (quando isso for possível, claro).

A saúde menstrual fala também em nos conectarmos com esse momento e compreender sua importância e sua beleza, dessa forma será possível ouvir o corpo e identificar o que vai te fazer bem ou não nessa fase.

Não tenho dúvidas de que a mudança dos absorventes descartáveis para o uso do coletor menstrual ou dos bio absorventes (absorventes de pano) é muito positiva na vida da mulher. Isso leva acima de tudo a uma mudança na relação com a menstruação. A mulher pode ver, tocar, sentir melhor a menstruação, intimamente. Entre outras coisas, essa transição leva a mulher a curtir menstruar. Confie isso aconteceu comigo e posso te dizer que é uma forma de se conectar e ressignificar sua relação com a menstruação!

 

Opções sustentáveis no mercado

Existem no mercado algumas opções de protetores menstruais internos ou externos. Os internos são inseridos dentro do canal vaginal, enquanto os protetores externos ficam em contato com a vulva, absorvendo o fluxo que já saiu do canal vaginal.

Coletor Menstrual

O que é o coletor menstrual?

É um copinho feito de silicone e de uso intravaginal. Sua finalidade é coletar o sangue menstrual de maneira prática e segura.

Ele é saudável?

Sim! Ele é feito de silicone medicinal, um material inerte e totalmente hipoalergênico! E diferente dos absorventes descartáveis internos, o coletor, como o próprio nome já diz, apenas coleta o sangue, não absorve! A vantagem é que o sangue é coletado, mas o muco vaginal fica intacto. Ou seja, região íntima não resseca e a flora vaginal se mantém preservada e isso ajuda demais a prevenir infecções e doenças.

O coletor machuca?

Quem usa o coletor menstrual até esquece que está menstruada de tão confortável que ele é. O que pode ocorrer nas primeiras vezes de uso é que você sinta alguma dificuldade para colocar ou retirar o seu coletor. Isso é super comum e esse período é chamado de adaptação. Por isso é importante que você se atente às instruções de uso do fabricante. Existem dobras que se adaptam melhor à sua anatomia, por exemplo, e formas corretas de retirar o coletor. Mas depois de adaptada, pode ser uma ótima alternativa.

Quais as vantagens do copinho?

A praticidade porque você não precisa ficar esvaziando toda hora, ele pode ser usado por até 12 horas seguidas, além disso ele te dá muito mais segurança contra vazamentos. Você poder ir para a academia, yoga, natação e até mesmo uma aula de mergulho, isso sem falar que ele é muito mais econômico, ecológico, saudável.

Como lavar o coletor?

Quando precisar esvaziar o copinho, você pode lavá-lo com água ou simplesmente passar um lenço umedecido neutro ou papel higiênico e pronto! E ao final de cada ciclo é importante você esterilizar o seu coletor para guardá-lo com segurança. Existem no mercado algumas panelinhas esterilizadoras para coletor menstrual são ideais para esse processo.

 

 

Calcinha absorvente: a calcinha à prova de menstruação

O que é a calcinha absorvente?

É uma calcinha que possui camadas finíssimas de tecidos especiais e inteligentes que a tornam ao mesmo tempo absorvente, impermeável e respirável. Ela ainda te deixa com uma suave sensação de seca. Essa calcinha menstrual é super discreta, igual a uma calcinha comum! Além disso, ela conta com modelos incríveis para você escolher o que mais combina com você!

 

Posso substituir o absorvente por essa calcinha?

Muitas vezes sim, para quem tem fluxos leves a moderados, o uso da calcinha é o suficiente, dependendo da intensidade do seu fluxo, existe a opção também de usar o coletor menstrual ou absorventes de pano nos dias mais intensos e deixar a calcinha para os dias de menor fluxo. E há quem prefira usar a calcinha como uma proteção extra contra vazamentos, usando junto do coletor ou absorvente de pano, por exemplo. Tudo vai depender da intensidade do seu fluxo.

Como lavá-la?

A calcinha menstrual é super prática e higiênica. Você deixa de molho poucos minutos em água morna, só para tirar o excesso e depois lava na máquina ou à mão junto com as suas outras calcinhas! Depois é só colocar para secar e pronto.

Quantas vezes preciso trocar a calcinha absorvente?

Essa resposta vai depender da intensidade do seu fluxo. Em um dia de fluxo mais leve ela pode durar o dia todo. Mas se for um dia de fluxo mais moderado, é possível que você precise trocar no decorrer do dia.

Quais as vantagens dela?

São inúmeras, para começar, ela é igual a uma calcinha comum, então é super confortável e super discreta! Sabe aqueles últimos 3 dias que você não precisa mais do coletor menstrual ou não aguenta mais os absorventes de pano? É aí que ela tem mais vantagens, você usa uma calcinha que parece comum! Já pensou que maravilha? Além de prática, ela é uma opção super saudável, pois é feita com tecidos especiais que ao mesmo tempo que absorvem e são impermeáveis, deixam que a pele respire! E como ela é reutilizável, também é super ecológica!

 

ABSORVENTE DE PANO: MAIS FÁCIL DO QUE VOCÊ IMAGINA

O que é o absorvente de pano?

É um absorvente reutilizável feito com tecidos lindos modernos e inteligentes, que o tornam respiráveis, impermeáveis e muito absorventes.

Dá muito trabalho lavar absorvente de pano?

Pode esquecer aquela ideia de horas de sofrimento para lavar os absorventes de pano, isso é coisa do tempo das nossas avós! Hoje em dia, os novos absorventes de pano são feitos com tecidos modernos que facilitam a lavagem. Você pode lavá-los na mão, no banho ou na máquina junto com as outras roupas.

 

O absorvente de pano vaza mais que o descartável?

Isso é um Mito! Os absorventes de pano atuais são feitos com tecidos especiais e tem um design inteligente. Os modelos são anatômicos e se adequam ao seu tipo de fluxo. Sabia que tem modelo de protetor de calcinha, absorvente noturno, com abas e até toque seco? Opção para você escolher é o que não falta!

Quais as vantagens do absorvente de pano?

Em primeiro lugar ele é super saudável e amigo da sua pele! Ele não contém os nocivos géis químicos dos absorventes descartáveis. Pensa poder deixar a sua pele em contato com tecidos macios ao invés dos plásticos? É um conforto inexplicável! E já fez a conta do quanto você já gastou com absorventes descartáveis? Pois é! O absorvente de pano reutilizável é uma opção bem mais econômica, além de ser melhor para o meio ambiente. Já imaginou a quantidade de lixo que você estará evitando jogar no planeta? A natureza e o seu bolso agradecem.

 

Ainda está em dúvida de quais opções escolher para vivenciar essa experiência incrível que é seu ciclo menstrual de forma ainda mais natural e sustentável, neste link você encontra opções e ainda conta com um desconto especial usando o meu código MITERAPEUTA.

 

Gostaria de entender mais sobre o seu ciclo menstrual, neste artigo explico detalhadamente como se conectar com o seu ciclo, leia.

MICHELLE SOARES

TERAPEUTA TRANSPESSOAL, TERAPEUTA DO CICLO MENSTRUAL E REIKIANA

Olá Amada, estou muito feliz com o nosso encontro, desejo que seja muito bem vinda e acolhida neste espaço preparado com muito amor para você! O processo terapêutico proposto por mim busca estimular uma reconexão com a sua essência, promovendo o autoconhecimento e o uso da inteligência emocional para que você consiga lidar com os desafios da vida e obter mais confiança em si mesma.
AGENDAR UMA AVALIAÇÃO GRATUITA!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!