Sim, isso mesmo, tenho feito essa gestão das emoções há uns 3 anos, escrever quase que diariamente sobre como estou me sentindo, pelo que sou grata, o que chateia, tem sido um método terapêutico muito eficiente.

A escrita vem sendo estudada pela psicologia como método de ressignificar um evento traumático. O termo escrita terapêutica traz como sugestão exercícios que através da escrita ajudam a fazer a gestão das emoções diante de um evento a ponto de conseguir conviver em paz com uma experiência dolorosa.

De acordo com psicólogo James Pennebaker – “O ato de escrever, independente da  qualidade da  escrita,  parece  ter  o potencial de prover  benefícios  físicos  e  mentais,  com melhorias em longo prazo no  humor, nos  níveis de estresse e  em sintomas depressivos. Escrever  sobre  experiências,  sentimentos  e  pensamentos  pode  ter  grande  valor  terapêutico,  possivelmente  porque  isso  auxilia  a  fazer  reflexões e fazer a gestão das emoções. Estas  reflexões  possibilitam  examinar  cada  experiência  a  partir  de  vários  ângulos,  em  vez  de,  por  exemplo,  tentar  transferir  culpas  para  outros.”

Estudos afirmam que ao escrever altera respostas fisiológicas de doenças crônicas melhorando a saúde de pacientes. Ao escrever os doentes tornam suportável uma experiência tida anteriormente como pesada demais. Abre caminho para uma recuperação, reescrevendo a sua própria história como forma de integração do trauma.

A escrita nos leva à introspecção, examinar os acontecimentos e as emoções e assim encontrar as respostas dentro de nós mesmas. O ato de simplesmente escrever o que vem a mente, sem a pressão do certo ou errado é simplesmente libertador. É importante levar profundidade para a escrita, realmente buscar lá no fundo as emoções mais intensas em relação às situações ocorridas. Se aconteceu algo em um passado recente que você ainda não se sente pronta para escrever, espere e deixe que na hora certa você irá conseguir expressar.

É preciso ter um propósito na escrita, não é sobre escrever qualquer coisa ou apenas descrever o fato, trata-se de escrever sobre emoções, é importante que diante de um diagnóstico ou um evento traumático de qualquer origem buscar a emoção que foi desencadeada.

É comprovado cientificamente que a prática da escrita terapêutica:

  • Gestão das emoções
  • Diminui o stress e a ansiedade;
  • Diminui a pressão arterial;
  • Melhora a concentração e a memória;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o sono;
  • E contribui para o autoconhecimento.

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia (EUA) comprovou que uma área do cérebro escondida logo atrás dos olhos (chamada córtex pré-frontal ventrolateral direito) é ativada quando falamos e escrevemos sobre as emoções, produzindo efeito terapêutico. Isso reduz o desconforto que sentimentos negativos provocam nas amídalas – o famoso nó na garganta.

Inteligência Emocional: Dicas Imperdíveis para Controlar suas Emoções de Forma Perfeita na Prática

Então, sempre que as emoções ficarem muito conturbadas ou a vida aparecer com uma situação desafiadora, utilize a escrita como uma ferramenta para você enxergar com mais clareza as situações.

Uma coisa importante é que o compromisso de escrever não é com o ninguém além de você mesma. É uma ótima possibilidade de trabalhar a disciplina diária de pelo menos 15 minutos para você se “esvaziar”. Quando estamos muito envolvidas em uma situação ou pensamentos repetitivos a escrita libera o fluxo de energia e nos esvaziamos dessas energias mais densas e da cabeça cheia.

Quero indicar para você o livro Escrita terapêutica: 100 cartas para organizar pensamentos e liberar emoções

gestão das emoções

Neste livro em forma de caixinha você vai ver que o simples ato de colocar uma palavra no papel pode ajudar a expressar seus sentimentos, liberando emoções que às vezes não se pode expressar por outros meios. Afinal, a escrita é um recurso terapêutico de autoconhecimento, de comunicação e de transformação pessoal. Aqui estão 100 cartas para você exercitar sua escrita reflexiva, desabafar e libertar-se.

Uma obra que vai levar você a escrever espontaneamente e materializar seu pensamento em palavras. Elabore melhor suas experiências e expresse suas emoções, deixando de lado o pensamento racional, exercitando seu cérebro emocional por meio deste recurso lúdico, prático e criativo. Não precisa ser escritor para se beneficiar da escrita

 

Legal né? Que tal pegar aquele caderninho que está dando bobeira aí na sua casa e começar hoje mesmo praticar a escrita terapêutica para fazer a gestão de suas emoções?

Vamos juntos?

Com Amor,

Michelle Terapeuta

Quer saber sobre minha história? Acesse e conheça!

CICLO MENSTRUAL

MICHELLE SOARES

TERAPEUTA TRANSPESSOAL, TERAPEUTA DO CICLO MENSTRUAL E REIKIANA

Olá Amada, estou muito feliz com o nosso encontro, desejo que seja muito bem vinda e acolhida neste espaço preparado com muito amor para você! O processo terapêutico proposto por mim busca estimular uma reconexão com a sua essência, promovendo o autoconhecimento e o uso da inteligência emocional para que você consiga lidar com os desafios da vida e obter mais confiança em si mesma.
AGENDAR UMA AVALIAÇÃO GRATUITA!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!